terça-feira, janeiro 23

ELF: O rock da banda passeia por muitas escolas. Essa viagem fica nítida ao ouvirmos elementos do progressivo, rockabilly, blues e até hard rock.

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Foto: divulgação

Por Matheus Vieira

Maior vocal de heavy de todos os tempos (há quem diga – como este que vos escreve – que tal status é dividido com Bruce Dickinson), o baixinho Ronnie James Dio, para nossa sorte, deixou um legado imenso para ser contemplado, com braços que desenham uma carreira solo, o Black Sabbath, o Rainbow e também o Elf.

Nesta resenha, falaremos sobre a última banda da lista colocada acima. Talvez, a obra do ELF não seja tão popular quanto suas ‘companheiras’. E, de fato, não é. Mas isso não a credencia como inferior. Ao contrário, ela carrega peculiaridades que não encontramos nos outros projetos do baixinho.

E para a felicidade dos brasileiros, a Hellion Records resolveu relançar dois discos do grupo: “Carolina County Ball” e “Trying to Burn the Sun”, segundo e terceiro da carreira, respectivamente. Aqui, comento “Carolina County Ball“, o primeiro a chegar nas lojas e, por consequência, a minha coleção particular. O material foi lançado em 1974 e, curiosamente, não tem nenhuma canção assinada por Dio. A produção ficou por conta de Roger Glover, do Deep Purple.

Ainda bem novinho, Dio desfila sobre as músicas linhas vocais incríveis, com todo aquele corpo que viria a ser sua característica tempos depois. Nota-se que aqui, ele abusa as notas altas sob outros timbres, mais agudos. Em suas outras bandas, ele passaria a explorar esse universo com linhas mais rasgadas.

A sonoridade do disco é difícil de se rotular, porque o rock do ELF passeia por muitas escolas. Essa viagem fica nítida ao ouvirmos elementos do progressivo, rockabilly, blues e até hard rock. O uso de pianos e metais contribuem muito, nesse quesito. Somente os clássicos ‘Carolina County Ball’, ‘LA 59’ e ‘Happy’ já compensam o investimento. Inclusive, acho que muita gente nem sabe que essas músicas são do ELF (faça o teste). Bom, para ser sincero, nunca achei que teria nada original dos caras, ao menos que comprasse fora do país. Se você também pensava assim, mude o jogo.  E que venha o “Trying to Burn the Sun”.

Dio está na direita, que camisa social. Foto: divulgação

Nota: 9.0
Hellion Records

01. Carolina County Ball
02. L.A. 59
03. Ain’t All Amusing
04.  Happy
05.  Annie New Orleans
06. Rocking Chair Rock ‘N’ Roll Blues
07.  Rainbown
08. Do The Same thing
09. Blanche

Formação (básica):
Ronnie James Dio: Vocal
Steve Edwards: Guitarra
Mickey Lee Soule: Teclados
Craig Gruber: Baixo
Gary Driscoll: Bateria

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe

Sobre o Autor

Pai do lindo Nicholas, Vieira é jornalista (com diploma - MTB 67923/SP) e acumula anos de experiência em redações de jornais e revistas. Colecionador de CD´s de rock e metal, também é apaixonado por cinema e arte de maneira geral. Foi diretor do extinto Portal Novo Metal e colaborador dos sites Whiplash e Portal do Inferno. Escreveu matérias para a Roadie Crew e Valhalla. Na rádio Uniara FM 100.1, foi um dos fundadores do programa Black Dog, há 5 anos. Agora, as ondas do rádio ganharam novos contornos. E foram para a internet. Ao seu lado, o amigo Carlos Oliveira.

Comments are closed.