terça-feira, janeiro 23

{#009} Black História: ‘Conheça a vida de Tracii Guns e saiba como sua decisão mudou o rumo do hard rock mundial’.

0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Rafael Gomes*

Tracii na década de 80; visual típico da época. Foto: divulgação

‘O Guns que não deu muito certo’

Nem só de glórias vive o rock e o heavy metal. Ao longo da história, muitas bandas e músicos ficaram pelo caminho. Alguns até conseguiram o famoso “one hit wonder” e outros nem isso. Entre o sucesso e o fracasso, existe ainda uma espécie de limpo, um meio termo entre os extremos da indústria. É exatamente ai que o personagem de hoje estacionou e nunca foi o que poderia ter sido.

Ele é Tracii Guns, figura mais ou menos conhecida dentro do hard rock oitentista que tomou as paradas de sucesso naquela década. Longe de ter sido um fiasco como músico, o guitarrista poderia facilmente ocupar uma cadeira no olimpo dos deuses do rock (no quesito sucesso). Só que uma péssima escolha de carreira mudou sua trajetória para sempre.

Membro fundador do LA Guns, Tracii decidiu montar um novo projeto com os amigos do Hollywood Rose em 1985, já que as bandas, separadamente, mais patinavam do que avançavam. Da junção dos nomes, nasceu o poderoso Guns N’ Roses, que na época era bem diferente do que se tornaria meteoricamente anos depois.

Tempos de pasmaceira, idas e vindas e nada de sucesso. Ai, apenas três shows mais tarde, Tracii decidiu voltar para a reformulada e antiga banda, mantendo o GNR como um projeto paralelo. Claro que conciliar as duas era complicado e ele teve que escolher. O guitarrista, então, fez a pior opção de sua vida: resolveu investir totalmente no LA Guns, confiante no potencial do reativado grupo.

Naquele período, apenas para recordar o cenário, a Costa Oeste americana estava povoada de bandas de hard rock, hair metal e afins. Tudo muito igual no visual, na sonoridade e nas atitudes. Os caras tinham que ser bons para se destacar e o LA Guns não era tudo isso. Como vocês sabem, o Guns N’ Roses era e o resto é a história que conhecemos até hoje.

Com certeza, Tracii deve se arrepender da escolha até hoje, já que ela foi responsável pela pecha infeliz que o acompanhará até a morte: a do cara que fundou o GNR e saiu por acreditar mais na sua outra banda, que não virou muita coisa. Vale ressaltar ainda que o escolhido para substitui-lo foi Slash. Nada mais do que um dos guitarristas mais amados no mundo!

Sim, o destino é cruel, doggers. Para encerrar, incentivo você a fazer um exercício. Imagine o Slash e tudo o que ele representa. Agora, imagine de novo e coloque o Tracii Guns no lugar. É exatamente isso que vivenciaríamos caso ele tivesse permanecido ao lado de Axl, Izzy Stradlin e cia. É pra se lamentar ou não?

O músico nos dias de hoje. Ele fez certo ao sair do GNR, dando lugar a Slash? Foto: divulgação

*Rafael Gomes é jornalista e escreve, quinzenalmente, neste espaço.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe

Sobre o Autor

Pai do lindo Nicholas, Vieira é jornalista (com diploma - MTB 67923/SP) e acumula anos de experiência em redações de jornais e revistas. Colecionador de CD´s de rock e metal, também é apaixonado por cinema e arte de maneira geral. Foi diretor do extinto Portal Novo Metal e colaborador dos sites Whiplash e Portal do Inferno. Escreveu matérias para a Roadie Crew e Valhalla. Na rádio Uniara FM 100.1, foi um dos fundadores do programa Black Dog, há 5 anos. Agora, as ondas do rádio ganharam novos contornos. E foram para a internet. Ao seu lado, o amigo Carlos Oliveira.

Comments are closed.